top of page

Aumento de mama:

 

A cirurgia de aumento de mamas, ‘mamaplastia de aumento’ tão em moda hoje em dia, e nem tão nova assim, possui algumas características que devemos conhecer. Nos primórdios desta cirurgia, como proposto por Cronin e Gerow seus, idealizadores, estas próteses eram colocadas num espaço virtual criado atrás do músculo peitoral, este espaço bem restrito, comporta volumes até determinadas dimensões tendo como característica a tendência  natural  das próteses  subirem pela forte ação muscular local . O aspecto estético porém ficava um pouco aquém das expectativas. Na procura por resultados estéticos cada vez melhores passou-se a colocar as próteses atrás da glândula mamaria num “pocket” cirúrgico (loja) criado para este fim, que apesar de ser mais amplo do que as próteses ,inúmeras vezes levava a contratura capsular pelo extravasamento de silicone (bleeding)através do envoltório da prótese e a formação natural pelo organismo de uma cápsula de tecido conjuntivo numa reação de rejeição a corpo estranho. Como conseqüência a indústria aprimorou e mudou os envoltórios na tentativa de bloquear a migração do silicone gel do interior e evitar a formação fibro conjuntiva local. Hoje já temos a disposição próteses com os mais diversos tipos de envoltórios e com gel coesivo no interior o que confere melhores resultados e maior segurança. De um modo geral as próteses maiores podem ser colocadas atrás da glândula mamaria e as menores atrás do músculo peitoral isto de acordo com a preferência e experiência de cada cirurgião. Os volumes das próteses, as formas e tipos disponibilizados a classe médica são variados e a escolha é discutida com o paciente através de medidores próprios (sizers) que dão uma visão espacial do resultado. A cirurgia de implantação de próteses pode ser feita sob anestesia local e sedação, peridural torácica ou geral a critério do cirurgião e a alta hospitalar pode ser no mesmo dia com recomendações pós-operatórias  de  manipulação das próteses  de imediato já no dia seguinte na intenção de evitar-se o estreitamento do pocket cirúrgico criado.

Os casos de ruptura acidental( colisões torácicas ou outros eventos fortuitos) são tratados com remoção imediata da prótese seguida de nova colocação ou a posteriori dependendo do caso.

As vias de acesso para a colocação de próteses mamárias são: periareolares, trans aréolo-mamilares, por via axilar ou sub mamárias na preferência e experiência de cada cirurgião, e as cicatrizes finais são quase imperceptíveis. De uma maneira geral a inclusão de próteses mamárias é uma das cirurgias mais gratificantes para o cirurgião e paciente com resultados imediatos e visíveis.

Os temores e dúvidas que no passado existiram e suscitaram exaustivos trabalhos a nível internacional creio que encontram-se superados no momento.

   

 

 

 

aumento de mama

© 2013 Criado por MASTER ASSESSORIA

  • instagram
bottom of page